O Sistema A⸫ A⸫ desenvolve a Iniciação através da exploração sistemática dos dispositivos do Sistema no contexto da Vida Iniciática.
O Sistema A⸫ A⸫ é composto por um conjunto de dispositivos de Iluminismo Científico, assim chamados porque se oferecem à manipulação. Através da manipulação dos dispositivos de Iluminismo Científico, o Praticante obtém experiências significativas que avançam a Iniciação.
O Sistema A⸫ A⸫ provê gradualmente a Iniciação do Profano em Neófito, Adepto e Mestre através da geração de condições para a proveitosa exploração dos dispositivos de Iluminismo Científico e obtenção de experiências significativas no contexto da Vida Iniciática.
Os dispositivos do Iluminismo Científico são caracterizados por sua disponibilidade à manipulação de formas específicas e geração de experiências significativas que desenvolvem a Iniciação de acordo com a sua natureza. As múltiplas configurações de cada dispositivo do Iluminismo Científico garantem a multiplicidade de potenciais manipulações e aproveitamento em experiências significativas.
O Sistema é composto por um programa de exploração de diversos dispositivos em uma sequência favorável ao desenvolvimento da Iniciação no contexto da Vida Iniciática, que é caracterizada pela relação entre um Sênior que zela por um Júnior, que por sua vez aceita explorar as configurações oferecidas pelo Sênior.
O desenvolvimento da Iniciação observa-se na expressão do entendimento da natureza dos dispositivos do Iluminismo Científico e do Sistema A⸫ A⸫. Através das experiências significativas decorrentes da proveitosa manipulação de cada dispositivo esse entendimento se obtém.
A manipulação de um dispositivo do Iluminismo Científico caracteriza-se, inclusive, pelo desenvolvimento da expertise de manipulação. A expertise de manipulação de um dispositivo diferencia um especialista de um leigo. A proveitosa exploração de um dispositivo requer uma quantidade de expertise na sua manipulação.
Não é possível explorar proveitosamente um dispositivo de cuja manipulação a expertise seja nula.
Assim, portanto, o indivíduo desenvolverá a Iniciação através da correta manipulação dos dispositivos tal que ocorra sua proveitosa exploração no contexto da Vida Iniciática. Para tal ele desenvolverá uma quantidade de expertise na manipulação do dispositivo.
O Sênior do indivíduo, que com ele compartilha a Vida Iniciática, oferecerá configurações de manipulação dos dispositivos tal que a expertise necessária seja alcançada e sua exploração seja proveitosa em direção ao entendimento da sua natureza.
O Sênior avaliará então o nível da Iniciação do Júnior através da observação zelosa dos acontecimentos gerados pelas explorações do Júnior daquelas configurações que foram oferecidas, i.e. pela relação do Júnior com o dispositivo atualizada nos acontecimentos de manipulação e exploração.
O nível de expertise de manipulação exibido por um Júnior com relação a um dispositivo não indica o nível do seu entendimento: é possível entender a natureza da Cerveja sem o poder de fabricar cerveja.
O nível de expertise de manipulação exibido por um Júnior com relação a um dispositivo indica o nível do seu entendimento: quem não sabe fazer Cerveja, quem não sabe diferenciar ale de lager, quem não sabe diferenciar Cerveja de Vinho ou Cachaça, quem nunca bebeu Cerveja, como pode-se dizer que entende a natureza da Cerveja?
Assim, portanto, é plausível que entre dois Júniores, um exiba o maior nível de expertise de manipulação, enquanto o outro exibe o maior nível de entendimento da natureza.
Assim, também, é implausível que um Júnior exiba zero nível de expertise de manipulação e alto nível de entendimento da natureza. Como poderia?
O Sênior, acompanhando os acontecimentos da Vida Iniciática do Júnior, observará quando o Júnior está pronto para prosseguir para a próxima etapa do Sistema A⸫ A⸫, i.e. para iniciar a exploração de uma configuração do próximo dispositivo proposto pelo programa.
De fato, o desejo do Sênior é irrelevante com relação a essa progressão; o Sênior aceitará a aptidão do Júnior em função da manifestação do seu entendimento. Como poderia ser diferente? Quando o Júnior exibe o entendimento da natureza do dispositivo sendo explorado, isso não é um fato da natureza, assim como o fato de um copo de Cerveja conter weinzenbier e não indian pale ale?
Assim, portanto, o Sênior, manifestando o nível da sua Iniciação, oferecerá ao Júnior configurações proveitosas para a exploração dos dispositivos do Sistema A⸫ A⸫ e observará os acontecimentos da
Vida Iniciática, autorizando então a progressão de dispositivo em dispositivo pela aceitação da necessidade dessa progressão, em função da manifestação do nível da Iniciação do Júnior.
De fato, o Sênior jamais Inicia o Júnior; o Júnior Inicia a si mesmo pela proveitosa exploração dos dispositivos do Iluminismo Científico nas configurações oferecidas pelo Sênior com base na sua própria Iniciação.
Eis a maravilha que é o Sistema A⸫ A⸫ e o seu método para a remediação dos metais, a transformação da matéria prima em ouro, a obtenção do summum bonum e a dissolução universal! Amém.

Deixe um comentário