“Contexto” é uma série de fragmentos curtíssimos que eu pretendo publicar periodicamente. Os textos da série “Contexto” refletem os frequentes estudos de contexto que se mostram necessários na minha pesquisa. Estes textos não representam teses interpretativas: eles são o resultado de uma busca por interpretantes.
O meal and honey and oil! O beautiful flag of the moon, that she hangs out in the centre of bliss!
Liber Liberi, capítulo VII, versículo 2.
Segundo o OED, «meal» n.1 significa “farinha”. Este termo tem origem germânica e parentesco com «mill» n.1 (“moinho”) e «mill» v.1 (“moer”). Curiosamente, a relação com «meal» n.2 (“refeição”) parece pura coincidência, tendo ambas uma genealogia totalmente diferente.
Farinha, mel e óleo são ingredientes básicos de um tradicional “bolo de mel” atestado em diversas culturas do oriente médio, e conduzidos à Europa pelos árabes.
Gil Marks, no “Encyclopaedia of Jewish Foods”, nos diz que os antigos egípcios já misturavam mel em massa fermentada para fazer bolos. Entre os judeus Ashkenazi, «לֶקַח» («lékakh») denomina um bolo costumeiramente preparado para diversos rituais, notavelmente durante a celebração do ano novo. De acordo com Marks, os Ashkenazi entendem o nome «lékakh» como de particular importância por sua similaridade com «לֶקַח» («lékakh», “instrução”), termo que ocorre em Provérbios 4:2 (“O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução”).
O termo «lékakh», segundo Marks, descende do germânico «lecke» (“lamber”). Segundo o OED, o termo descende do yídiche «lekakh», «lekekh», por sua vez do alto germânico médio «lebekuoche» (um tipo de biscoito macio). Seu registro mais antigo conhecido ocorre no “ספר הרקח” (“Séfer ha-Rokéakh”) de Eleazar de Worms, circa 1200.
Acima, a transliteração do hebraico acompanha o estilo do Wiktionary.
Compare:
“For perfume mix meal & honey & thick leavings of red wine: then oil of Abramelin and olive oil, and afterward soften & smoth down with rich fresh blood.”
Liber Legis, capítulo III, versículo 23.


Deixe um comentário